Portal VIP Pelotas,

CADASTRE-SE

RECEBA AS NOVIDADES 

Nome

E-mail

Cidade

Estado


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Arte e Música
Você esta em: Home Arte e Música Festival Internacional Sesc de Música
Arte e Música

03/02/2011
Festival Internacional Sesc de Música

Pelotas será sede, pela primeira vez, de um dos maiores eventos musicais do Mercosul, por meio da realização do I Festival Internacional Sesc de Música. O evento tem início no próximo domingo (06), com o credenciamento dos participantes, e deve reunir, no Município, em 14 dias, grandes nomes internacionalmente reconhecidos no mundo da música, como é o caso do pianista Carlos Morejano, Javier Balbinder (oboé), Jean Philippe Chavey (trompa), Laura de Souza (canto), Marcos Machado (contrabaixo) e Nestor Garrote (oboé), além de alunos de música oriundos de vários estados brasileiros e também da Argentina, Uruguai e Peru.

A programação artística contará com 33 espetáculos, divididos em recitais, música de câmara, concertos e shows de música instrumental, além de mais de 30 oficinas de instrumentos e canto ministradas pelos professores. É na área social, porém, que o festival pretende se destacar com a realização de apresentações em escolas e entidades sociais, envolvendo a comunidade com a música que estará presente nas duas semanas, propiciando contato com estudantes e professores de várias partes do mundo. A programação será levada a comunidades carentes da periferia do Município, bem como a grupos impossibilitados de terem acesso à programação, estabelecendo laços estreitos entre estes e o processo pedagógico e artístico do evento. Por meio do Núcleo de Inclusão e Assistência Social, em parceria com projetos municipais, desenvolvem-se atividades musicais e culturais, com o objetivo de sensibilizar, informar, educar e integrar grupos diversos.

Dentre os locais que receberão os espetáculos musicais que compõem o Festival estão: Theatro Guarany, Conservatório de Música da UFPel, Biblioteca Pública Pelotense, Catedral São Francisco de Paula e Clube Brilhante. O Concerto de Abertura ocorre nesta segunda-feira (07), tendo por local as dependências do Theatro Guarany, às 21h, e contará com a apresentação da Orquestra da Unisinos, que atua desde 1996, composta somente por cordas, porém, em apresentações especiais como esta, ganha o reforço de instrumentos de sopro, contrabaixo, guitarra e bateria.

Segundo os organizadores, o município de Pelotas sediará o Festival em função de sua grande importância histórica no cenário cultural da América do Sul, pela facilidade de logística e pela existência de equipamentos culturais, como teatros e universidades. A ideia é tornar esta primeira edição, um marco, abrindo portas para que outras se realizem e desta forma inserir o Município, definitivamente, na rota dos grandes festivais de música, como ocorre atualmente com os estados de São Paulo (Campos do Jordão), Santa Catarina (Jaraguá do Sul), Minas Gerais (Poços de Caldas), e as cidades de Curitiba, Brasília e outras.

O I Festival Internacional Sesc de Música será realizado em parceria com a Prefeitura de Pelotas, Unisinos, Expresso Embaixador, Conservatório de Música da UFPel e Sociedade Pelotense Música pela Música, entre os dias 06 e 19 de fevereiro.

Na última segunda-feira (07) ocorreu o coquetel de lançamento do 1º Festival Internacional Sesc de Música. Vários VIPs e agentes locais da cena cultural pelotense estiveram presentes no foyer do Theatro Guarany.
Todos elogiaram a qualidade dos músicos convidados pelo Sesc, e após o drink assistiram a excepcional apresentação da Orquestra Unisinos que abriu o festival. Confira as fotos da cobertura.

Todos os dias acontecem recitais com alunos no Conservatório de Música da UFPel às 13h e Concertos Música de Câmara também no Conservatório às 18h.

Destaques da programação em nossa agenda
 


Confira a lista dos alunos selecionados
Confira a programação dos espetáculos

Clique aqui para ver fotos da cobertura dia 07/02
Clique aqui para ver fotos da cobertura dia 14/02

Clique aqui para ver fotos da cobertura dia 16/02

Texto: Divulgação
Foto: Divulgação

voltar   subir
Edição 107/ Novembro 2014
 
Edições Anteriores
 
Publicidade Portal VIP

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Facebook Twitter Orkut You Tube Favoritos RSS
Jornal VIP - Todos os direitos reservados
Rua Félix da Cunha, 606, Sala 21 - Centro - Pelotas - RS | Fone: 53 3222-5877 - contato@vippelotas.com.br
Portal produzido por Sitionet Comunicação Interativa